Apesar dos esforços generalizados para aumentar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis, os casos de sífilis têm aumentado recentemente em todo o mundo, mas especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil. Portanto, o manejo da sífilis se apresenta como um tema urgente de saúde pública. Isso inclui a necessidade de desenvolver ações que contemplem avaliação, classificação e intervenção, bem como a educação da população para a prevenção e o delineamento de estratégias que auxiliem a vigilância epidemiológica. O objetivo desta oficina é discutir quais estratégias o Sistema Único de Saúde Público Brasileiro vem implementando para o enfrentamento da sífilis na região nordeste do país, bem como elaborar e propor abordagens inovadoras na área de forma colaborativa.

Esta oficina contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde coletiva, especificamente no combate à sífilis no nordeste do Brasil, proporcionando formação e uma plataforma para que os palestrantes e participantes convidados compartilhem suas experiências da prática clínica. O foco será dado à prática clínica no sistema público de saúde nacional, onde as taxas de diagnóstico de sífilis têm aumentado significativamente, principalmente na atenção primária. O público-alvo desta oficina é composto por acadêmicos da Universidade, profissionais de saúde (principalmente os que atuam na atenção básica), a população em geral e a comunidade científica, incluindo pesquisadores e estudantes.

 

Data: 7 a 10 de junho de 2021

Horário: 19h - 21h (horário do Brasil)

Idioma: Português

 

Cenário geral da Sífilis: Pesquisas x Gestão x Assistência

Dr. Marise Reis de Freitas

Getting Started

Análise da situação de saúde da Sífilis no Nordeste brasileiro

MSc. Karla Lopes

Getting Started

Panorama da sífilis congênita no estado do Rio Grande do Norte e Importância da prática do apoio institucional como dispositivo para enfrentamento a Sífilis

Dr. Richardson Augusto Rosendo da Silva
MSc. Dhyanine Morais de Lima

Getting Started

Capacitação de profissionais de saúde no exercício de pesquisa:

Possibilidades de inovações em pesquisa

 Dr. Thaís Marques Lima

Getting Started