Find all the resources from this workshop including presentation slides and videos


Module 1

Módulo 1 - Bem-vindo à Capacitação do Estudo NeuroCOVID

"O processo de tornar-se um cientista clínico pode ser desafiador, especialmente no que se refere a vencer o obstáculo de obter um financiamento substancial pela primeira vez...Para aqueles com mentes inquisitivas, a busca pela verdade pode tornar-se uma fascinação para a vida inteira. Para os perfeccionistas e artesãos, há desafios intermináveis para criar estudos elegantes, que respondem a questões de forma conclusiva, razoáveis em termos de tempo e custo."

[Delineando a Pesquisa Clínica de Stephen B. Hulley et al, 2015]

Links relacionados

Back to top


Module 2

Módulo 2 - Da Concepção à Implementação de um Protocolo: o exemplo do estudo NeuroZIKA

Gostaríamos de iniciar nossos encontros contando uma história real sobre pesquisa clínica direcionada às necessidades de Saúde Pública.
Tudo começou em 2015, quando explodiu a epidemia de Zika no Brasil, com epicentro na cidade de Recife.
Agora acesse o link abaixo e assista um vídeo curtinho, para saber o que aconteceu depois.

Back to top


Module 3

Módulo 3 – A pesquisa Clínica

Na unidade "A Pesquisa Clínica", você, que é um profissional rotineiramente voltado à assistência em saúde, é convidado a conhecer como a pesquisa clínica pode fazer parte do seu dia-a-dia.

"A pesquisa médica não se realiza de maneira absolutamente independente da situação prática do exercício da medicina e das condições de saúde da população. (...) é inevitável reconhecer que a pesquisa, em especial a pesquisa biomédica e clínica, não se faz por diletantismo nem apenas em nome de um valor abstrato do conhecimento científico. Há que haver um equilíbrio. Ao mesmo tempo em que é necessário preservar a liberdade de ação do cientista na escolha de temas e objetos de pesquisa, protegendo o exercício da pesquisa que não visa a resultados imediatamente aplicáveis, o custo das atividades científicas e o papel central do conhecimento científico e tecnológico como fator de independência nacional exigem uma política de longo prazo para orientar os grandes investimentos públicos na área, focalizada em problemas cuja solução pode se refletir em aumento do bem-estar da população."

[Zago, 2004]

Agora que você já aprendeu um pouco sobre Pesquisa Clínica, vamos focar no seu desenvolvimento profissional nessa área?

Back to top


Module 4

Módulo 4 - REDCap: Ferramenta para Coleta e Gerenciamento de Dados

Nesse estudo, utilizaremos o software REDCap para coleta e gerenciamento de dados. O REDCap (Research Electronic Data Capture) é um software de captura de dados e de metodologia de fluxo de trabalho utilizado para desenhar bases de dados, especialmente no contexto de ensaios clínicos, que foi desenvolvido pela Universidade Vanderbilt.

Vamos conhecer melhor esse software e como ele será utilizado no estudo NeuroCOVID?

Back to top


Module 5

Módulo 5 - Da Concepção à Implementação de um Protocolo: o exemplo do estudo NeuroZIKA

Durante o surto do vírus Zika no Brasil, foi realizado um estudo de caso controle em Recife em parceria com a Universidade de Liverpool para estudar a associação desse vírus com o desenvolvimento de doenças neurológicas. Essa experiência nos ensinou a importância de unir os serviços de saúde e a atividade de pesquisa. Vamos revisitar essa experiência?

  • Aula "Estudo NeuroZika"- recording will be available soon
  • Slides da aula "Estudo NeuroZika"- slides will be available soon

Back to top


Module 6

Módulo 6 - O Protocolo do Caso-Controle NeuroCOVID

Agora, para você que já conhece o Projeto NeuroCOVID e sabe como ele foi construído, falaremos mais especificamente sobre o Protocolo NeuroCOVID.

Quanto ao desenho metodológico, trata-se de um estudo de CASO-CONTROLE PROSPECTIVO multicêntrico de base hospitalar, englobando 11 serviços de neurologia em 4 regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste).

A População de Estudo será composta de adultos, que derem entrada no pronto-atendimento do seu serviço com quadro de AVC confirmado ou suspeito (DESFECHO), e de controles sem manifestações neurológicas. Para cada caso incluído recrutaremos 2 controles de mesma faixa etária e sexo, que estejam sendo atendidos no pronto-atendimento por outras causas. O Evento de Interesse (EXPOSIÇÃO) será a infecção prévia ou atual pelo SARS-CoV-2, que investigaremos nas amostras de swab e de sangue coletadas por você de todos os casos e controles.

No vídeo acima, produzido por alunos de Enfermagem, há um resumo simples sobre o que é um de Caso-Controle e seus elementos fundamentais.

Está claro para você por que o Estudo NeuroCOVID é do tipo Caso-Controle?

Os Caso-Controles são estudos epidemiológicos observacionais, longitudinais e analíticos, e podem ser classificados em EXPLORATÓRIOS (geram hipóteses para futuras investigações sobre uma doença, cujos fatores de risco não são completamente conhecidos) ou CONFIRMATÓRIOS (testam hipóteses pré-estabelecidas ao investigarem fatores suspeitos).

Como você classificaria nosso Caso-Controle NeuroCOVID?

Para entender mais sobre os estudos de caso-controle, leia a Revisão sobre Estudos de Caso-Controle, abaixo.

Back to top


Module 7

Módulo 7 - O Pilar Laboratorial do Estudo Neuro-COVID

Além da parte clínica, nosso estudo está apoiado em um importante pilar laboratorial. Para detalhar como ocorrerão os procedimentos laboratoriais do NeuroCOVID, convidamos os Biomédicos Jurandy de Magalhães, responsável pelos testes diagnósticos para o SARS-CoV-2 no

LACEN-PE, e Dra Clarice Neuenschwander, responsável pelos experimentos in vitro e ex vivo no LaViTE. Vamos entender melhor esse importante pilar do nosso estudo?

Back to top


Module 8

Módulo 8 - Procedimentos para Recrutamento e Obtenção de Dados no Caso-Controle NeuroCOVID

Estamos chegando ao final do nosso curso, e agora vamos compartilhar com vocês a Brochura do Investigador, que é um documento importante para acessar sempre que houver alguma dúvida sobre como proceder no estudo. Além disso, preparamos uma aula sobre os pontos principais em relação ao recrutamento de pacientes e coleta de dados no nosso estudo: Vamos lá?

Back to top