cepi banner logo

Este workshop terá como foco a formação de profissionais de saúde e pesquisadores para que eles aprendam a identificar oportunidades de colaboração, implementando projetos de pesquisa dentro da prática clínica rotineira. A colaboração é essencial no Brasil, pois a maioria das instituições de pesquisa e laboratórios estão desconectados dos serviços de saúde. O objetivo desta oficina é despertar o interesse pela pesquisa em profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos brasileiros, com foco rotineiro na atenção à saúde. O programa foi elaborado para desmistificar 'fazer pesquisa', apresentando o estudo caso-controle NeuroZIKA como um bom exemplo de colaboração local e internacional entre instituições de saúde pública e pesquisa durante a epidemia de Zika. Além disso, o protocolo de estudo NeuroCOVID servirá como uma forma prática de desenvolver capacidades em habilidades de pesquisa.

Este treinamento ocorrerá como um curso semipresencial, com um treinamento online sobre Boas Práticas Clínicas (GCP) e Esquema de Desenvolvimento Profissional (PDS) e um componente presencial em quatro hospitais diferentes participantes do caso-controle multicêntrico NeuroCOVID estudo: Hospital da Restauração (Pernambuco), Hospital Primavera (Sergipe), Hospital de Emergência e Trauma (Paraíba), Hospital Ophir Loyola (Pará). Os participantes aprenderão como o estudo foi implementado, considerando as implicações para a prática clínica de cada centro, além de como fazer uma pergunta de pesquisa, como obter uma bolsa e como fazer um protocolo de pesquisa.

Ao final do curso, os participantes deverão estar aptos a compreender e avaliar criticamente o problema científico e a questão pragmática de pesquisa proposta pelos coordenadores do estudo, bem como o protocolo e os instrumentos do estudo, considerando também as normas éticas pertinentes. Além disso, o workshop possibilitará intercâmbios entre pesquisadores e profissionais de saúde para discutir barreiras e soluções para a busca da “pesquisa à beira do leito”, servindo como passo inicial de pesquisa para profissionais que ainda não tiveram oportunidade, entre eles enfermeiros, médicos, laboratório técnicos e residentes que trabalham em clínica geral, terapia intensiva e neurologia.

 

Clique nos botões abaixo para visualizar a programação das sessões online e presenciais.

 

Clique no botão abaixo para ver os materiais utilizados no workshops.

 


Objetivos do workshop:

  1. Aprender o que é pesquisa clínica e epidemiologia clínica;

  2. Entender a importância e as possibilidades de se fazer pesquisa na prática clínica; 
  3. Aprender do que é feito um protocolo de pesquisa e do que é preciso para implementá-lo em um serviço de saúde; 
  4. Identificar os elementos constitutivos de um protocolo de pesquisa clínica:
    • pergunta
    • hipótese
    • objetivo
    • modelo teórico
    • métodos
    • procedimentos
    • instrumentos
  1. Conhecer o protocolo NeuroCOVID e seus elementos constitutivos;
  2. Adquirir conhecimentos básicos de Boas Práticas Clínicas.