Doenças neurológicas e arbovírus: preparando-se para a próxima epidemia
30 de novembro de 2019 

Auditório da Sede do Conselho Regional de Medicina - Recife, Pernambuco

Este workshop científico sobre neuroarboviroses teve como objetivo despertar o interesse pela pesquisa entre os profissionais de saúde de grandes hospitais públicos, bem como demonstrar como a pesquisa pode ser conduzida em ambientes hospitalares.

O workshop foi projetado por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade de Liverpool que são colaboradores do Work Package 2 do ZikaPLAN. O evento teve como inspiração o exemplo da rede local estabelecida entre serviços de saúde pública e instituições de pesquisa, que se organizou para estudar e responder à epidemia de Zika, com foco nas doenças neurológicas agudas relacionadas à infecção. O programa teve como público-alvo tanto profissionais de saúde como pesquisadores em início de carreira, abordando tópicos de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas associadas a arbovírus (incluindo síndrome de Guillain-Barré, encefalite, meningite e mielite).

Tópicos como metodologia de pesquisa e ética no contexto de implementação de pesquisa durante um surto suspeito foram temas de uma das palestras, em que foi detalhado como configurar um estudo (identificação de financiamento, ética, protocolos, CRFs) e como conduzir um estudo (coleta de amostra, transporte e armazenamento de amostra, equipe, coleta de dados, gerenciamento de dados). Além disso, foram realizadas mesas-redondas, em que foram promovidas reflexões sobre o que poderia ser feito diferente frente a um surto futuro.

Ainda, como parte do workshop, a equipe gerou dois curtas-metragens: "Um workshop sobre pesquisa durante a epidemia de Zika: preparando-se para o próximo surto", que mostra os esforços e a importância de eventos como esse; e "Neuroarboviroses: desenvolvendo capacidade de pesquisa no epicentro do surto de Zika", que provoca a reflexão sobre a importância de estabelecer vínculos entre o serviço de saúde e a atividade de pesquisa e, subsequentemente, nutrí-lo para que seja desenvolvida capacidade de resposta a futuras epidemias.

Para saber mais sobre o conteúdo do workshop, acesse o programa completo ou faça o download do relatório completo do evento.

Clique nos números abaixo para fazer o download das apresentações de cada palestra.

Recursos adicionas sobre a Síndrome de Guillain-Barré podem ser encontrados aqui e sobre outras doenças neurológicas aqui.

 

CONFIRA!

O novo hub do TGHN - Global Vector Hub - tem como objetivo transformar a maneira como as comunidades que trabalham com controle e pesquisa de vetores operam e se comunicam, fornecendo uma plataforma para compartilhar e disseminar dados e informações sobre vetores. Clique no banner abaixo para explorar!