Mosquitos transmissores de arbovírus
02 – 13 de setembro de 2019

Instituto Oswaldo Cruz, Macaé (RJ)

No Brasil, o surgimento e a reemergência de doenças de alta mortalidade e morbidade agravam as condições de saúde pública, especialmente na atual crise econômica. As principais doenças causadas por patógenos transmitidos por vetores são responsáveis ​​por 17% das doenças infecciosas em todo o mundo, causando mais de 1 milhão de mortes anualmente.

Além disso, a falta de tratamento e de vacinas, bem como a ineficiência do combate aos vetores que aumentam a resistência aos inseticidas, dificultam o controle dessas doenças.

Como parte do 9º Curso Anual de Biologia de Artrópodes Vetores, foi realizado um workshop de dois dias sobre “Mosquitos transmissores de Arbovirus”. Este workshop foi direcionado a estudantes de pós-graduação de diversos grupos de pesquisa (na área de vetores artrópodes e interação vetor-parasita) no Brasil e na América Latina, bem como profissionais de saúde que trabalham em secretarias de saúde municipais e estaduais.

O curso teve como objetivo fornecer aos alunos e profissionais uma base teórica e prática sobre os principais tópicos relevantes para a biologia de artrópodes hematófagos por meio de sessões práticas sobre a identificação de mosquitos adultos, coleta de ovos e dissecação de mosquitos.

Para saber mais sobre o conteúdo do workshop, acesse o programa completo ou faça o download do relatório completo do workshop.

As palestras do workshop estão disponíveis no canal do NUPEM no YouTube e podem ser encontradas aqui.

O protocolo utilizado na atividade prática está disponibilizado aqui, para que outros pesquisadores sediados em outros ambientes do mundo também possam fazer uso dele.

 

Assista aos vídeos com depoimentos dos participantes do workshop, oferecendo uma visão sobre suas experiências e o valor dessas iniciativas:

 

Clique aqui para assistir o vídeo completo                                         Clique aqui para assistir o vídeo completo

 

CONFIRA!

O novo hub do TGHN - Global Vector Hub - tem como objetivo transformar a maneira como as comunidades que trabalham com controle e pesquisa de vetores operam e se comunicam, fornecendo uma plataforma para compartilhar e disseminar dados e informações sobre vetores. Clique no banner abaixo para explorar!