Sob a liderança dos profissionais locais, a REDe tem como objetivo criar uma rede regional de pesquisa capaz de intervir durante surtos de doenças infecciosas emergentes. Para isso, precisa estar equipada com conhecimento, metodologias e habilidades específicas para responder de forma rápida, coerente e com excelência de pesquisa a surtos de Zika. A longo prazo, a REDe quer desenvolver e manter a capacidade de realizar pesquisas em eventuais surtos de outras doenças infecciosas emergentes ou transmitidas por vetores na América Latina e Caribe.

Para alcançar este objetivo de longo-prazo, é preciso melhorar a produção sistemática de dados e fortalecer o envolvimento em pesquisa. Nesse sentido, a REDe se propõe a ser uma fonte de recursos para os profissionais. Ela oferece uma “comunidade de prática”para médicos, enfermeiros, laboratoristas, gerenciadores de dados e farmacêuticos – ou seja, todas as pessoas envolvidas em pesquisa clínica. Essa comunidade de prática é um espaço onde você pode desenvolver seu trabalho, compartilhar ideias e discutir problemas com profissionais de outros grupos. Aqui você pode encontrar informações sobre cursos de treinamento, tópicos de ajuda, modelos de documentos, notas de orientação para desenvolvimento de pesquisa – enfim, toda informação necessária para conduzir um bom estudo.

Com o decorrer do tempo, a REDe terá materiais e recursos altamente específicos para orientar na intervenção e resposta a surtos de doenças, e também para preencher as lacunas de conhecimento identificadas por você. Portanto, envolva-se! A REDe está aqui para você, e você poderá transformá-la em um poderoso recurso para pesquisa na América Latina. A REDe também terá uma equipe operacional, assim como um comitê de direcionamento de pesquisa, que serão compostos por coordenadores de toda a América Latina e Caribe.

Objetivos específicos da REDe:

  • Estabelecer uma rede regional de excelência em pesquisa que compartilhe conhecimento e habilidades e dê suporte local e treinamento quando e onde for necessário para prevenção e resposta a surtos de doenças infecciosas emergentes.

  • Colaborar com redes de trabalho regionais e internacionais para promover sinergias e compartilhar conhecimento, além de identificar e facilitar a prevenção e resposta a doenças infecciosas emergentes diante de obstáculos regulatórios.
     
  • Promover e facilitar a inclusão de dados de redes de pesquisa e de colaboradores visando acelerar a geração de resultados e aprimorar a eficiência de pesquisa para prevenção e resposta a doenças infecciosas emergentes.

  • Desenvolver um plano de sustentabilidade que possibilitará a continuidade da rede após termino do financiamento inicial.  

 

Saiba mais sobre a iniciativa REDe e as atividades planejadas aqui.

 

Essa pesquisa foi financiada pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, respectivo aos acordos de financiamento No.s 734548, 734584, 734857/ This Project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No.s 734548, 734584, 734857